Acesso à informação

Alunos de BSI participam de competição da Intel

Entre os dias 01 e 03 de novembro, ocorreu na cidade de João Pessoa o IV Intel® Embedded Systems Competition 2016. A competição, que é promovida anualmente pela Intel, iniciou-se no mês de abril com as submissões e aprovações dos projetos e encerrou-se numa etapa final dividida em apresentação oral do projeto final e mostra pública do protótipo desenvolvido. Durante este tempo, os competidores receberam uma placa Intel Galileo e tiveram como tarefa o desenvolvimento de um projeto que abordasse ao menos uma das seguintes áreas: Carros/casas/cidades inteligentes, Saúde, Automação industrial, Wearables, Segurança e Varejo.

Os alunos Allexandre Sampaio, Igo Romero e Italo Miranda participaram da competição e apresentaram na etapa final o projeto "Moby - Um guia digital para deficientes visuais", que foi desenvolvido sob a orientação do professor Luis Paulo Carvalho e com a colaboração do aluno Ícaro Ramires. O projeto visa auxiliar deficientes visuais ou pessoas com baixa visão durante o seu deslocamento pelas ruas de uma cidade, dando-lhes informações de direcionamento. Para tanto, o Moby utiliza-se de totens nas ruas e se comunica com o usuário por meio de uma pulseira, que transforma em vibrações as informações recebidas.

Na etapa final da competição, os alunos puderam abordar o conceito e a motivação do projeto, bem como demonstrar os resultados alcançados, de forma que puderam receber um feedback importante para o desenvolvimento de novos projetos. De acordo com os alunos, muitos dos espectadores avaliaram positivamente o Moby e evidenciaram a importância de se trabalhar com projetos que busquem oferecer maior inclusão e acessibilidade. Um dos pontos mais importantes na participação da competição evidenciado pelos alunos foi a possibilidade de trocar experiências com os demais participantes de diversas instituições no Brasil, bem como de ter seu projeto avaliado por grandes professores e profissionais da área de sistemas embarcados.

O vídeo de apresentação oral do trabalho pode ser encontrado em: https://youtu.be/N7Yjkpm3QTU.

Da esquerda para a direita: Igo Romero e Allexandre Sampaio no dia da apresentação.

restbet kacak bahis siteleri