Acesso à informação

Apresentação

O curso de Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Vitória da Conquista tem como objetivo possibilitar a formação de profissionais capazes de atender desafios da sociedade contemporânea em contínua transformação e que atuam de forma cidadã na área de Sistemas de Informação [PPC 2013].

O curso de BSI do IFBA foi instituído no segundo semestre de 2010. Ele foi criado levando em conta a importância estratégica da área de conhecimento em Sistemas de Informação (SI) em relação ao potencial observado no mercado de TI na micro-região de Vitória da Conquista. 

Os profissionais em Sistemas de Informação são capazes de analisar e propor soluções criativas no âmbito da TI, interagindo com diferentes áreas do conhecimento e intervindo na realidade de maneira empreendedora. Por isso, o Bacharel em Sistema de Informação é um profissional capacitado para atuar no desenvolvimento tecnológico dos SI, na gerência de departamentos de TI, na gerência de empresas de Informática, no ensino de computação e ainda como empreendedor em Informática.

O curso BSI do IFBA enfatiza o uso de laboratórios para capacitar adequadamente os egressos no uso eficiente das tecnologias nas organizações. Ele visa a formação de profissionais que venham suprir as necessidades das empresas, sendo os egressos capazes de desenvolver e gerenciar serviços e recursos de TI, construindo sistemas de informação adequados às necessidades das corporações. Sendo assim, o curso destaca-se pela formação de profissionais aptos a atuarem nos mais diversos ramos do tratamento e disseminação da informação, criando soluções que facilitem as atividades empresariais, tanto do setor público como do privado. Tais considerações são corroboradas por pesquisas recentes que revelam que 50% a 75% das demandas da área de computação estão destinadas aos profissionais de SI, sendo assim considerada pelos mercados uma das áreas mais importantes e promissores da informática.

Como Ingressar no Curso de BSI?

O curso de BSI abre inscrições desde o Vestibular 2010 do IFBA. São oferecidas 50 vagas semestrais, no turno predominantemente noturno (16:30h às 22h00). Também é possível se inscrever no curso através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Campo Profissional

Com relação ao campo de atuação profissional, há oportunidades tanto na iniciativa privada quanto no setor público. Prestação de serviço nas áreas de e-commerce, bancos de dados, sistemas integrados de gestão empresarial, internet e intranet. 

Como a informática está presente em todos as áreas da economia, novas oportunidades surgem a todo momento para os profissionais de BSI. Destacam-se na demanda por profissionais de Sistemas de Informação os seguintes setores econômicos: financeiro (bancos, bolsas, financeiras, corretoras), telecomunicações, logística, indústrias, saúde, transporte e software.

Pesquisas em BSI

As pesquisas em Sistemas de Informação têm crescido bastante nos últimos anos. O Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI) - que iniciou em 2004 e teve sua quinta edição este ano - é uma prova disto. O SBSI já conta, além da apresentação de artigos, com a realização de minicursos e do workshop de teses e dissertações em Sistemas de Informação (WTDSI).

Para acompanhar esse desenvolvimento, em conjunto com a proposta de criação do curso de Sistemas de Informação, desenvolve-se uma nova área de pesquisa em Sistemas de Informação no IFBA. As linhas de pesquisa estão definidas em função do perfil dos professores do curso.

Estrutura de Laboratórios

O IFBA, campus de Vitória da Conquista dispõe de cinco laboratórios de Informática do IFBA + um do CVT (Centro Vocacional Tecnológico).

  • Laboratório de Programação 1 (B12)
  • Laboratório de Redes de Computadores (C3/2)
  • Laboratório de Programação 2 (C3/3)
  • Laboratório de Programação 3 (D1)
  • Laboratório de Simulação Computacional (G1) 
  • Laboratório CVT (CVT-02)

 Outras informações sobre o curso

  • Duração: 8 semestres (mínimo), 12 semestres (máximo)
  • Carga horária total
    • Componentes curriculares: 3000 horas + 200 horas de atividades complementares
    • Nas 3000 horas se incluem: (a) Estágio supervisionado (400 horas) e (b) TCC (120 horas)
  • Turno de funcionamento: predominantemente noturno:
    • Segunda a sexta-feira: 16:30 até 22:00 horas
    • Sábados: 13:00 até 18:00 horas

 

restbet kacak bahis siteleri